Aconteceu no dia 22 de outubro no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Turvo, o ato de assinatura do Termo de Cooperação de Uso Público do Parque Estadual do Turvo com o município de Derrubadas. 
Este documento formaliza a municipalização da gestão do uso público do parque, ou seja, as ações e as infraestruturas vinculadas ao turismo dentro do Parque passarão a ser de responsabilidade do município. Sendo que as fiscalizações e patrulhas ambientais na Unidade de Conservação seguirão sendo executadas pelo Estado.
Considerando a importância do ecossistema que compõe o Parque Estadual do Turvo, a parceria entre o Município de Derrubadas e a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA se apresenta como uma importante conquista para o turismo regional e para a preservação das espécies de ocorrência no Parque, visto que a divisão das responsabilidades possibilitará a realização das ações e serviços com maior eficiência.
A assinatura desse termo é resultado de intensas tratativas entre a Rota do Yucumã, município de Derrubadas e SEMA, trabalho reconhecido e exaltado nas próprias palavras da Secretária Estadual Ana Pellini, a qual esteve presente no ato.
Além da Secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, diversas lideranças políticas da região da Rota do Yucumã prestigiaram essa importante conquista, dentre elas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais de turismo e empresários.