Nesta terça-feira, 18 de junho, tivemos o prazer de receber uma comitiva do país vizinho com o objetivo de reforçar os laços existentes entre Derrubadas (BR), Rota do Yucumã (BR), El Soberbio (AR) e Ruta al Moconá (AR) em assuntos de interesse comum: turismo, desenvolvimento e preservação ambiental.
Na oportunidade estiveram presentes o Prefeito Municipal de Derrubadas - Alair Cemin, Secretária Municipal de Turismo - Angelita Bomm dos Santos, Turismóloga da Rota do Yucumã - Fabiula Rosso e o Controlador Interno do Município - Ezequiel Weber, os quais recepcionaram a comitiva de El Soberbio, representados nesta ocasião pelo Intendente Roque Sobockzinski, representante da Cooperativa Moconá- Mario Héctor Pereira, Guarda Parque e Cordenador da Zona Centro - Mauro Espindola, Chefe do Parque Provincial Moconá – Claudio Maders e o Diretor de Turismo de El Soberbo - Victor Motta.
A Direção de Turismo de El Soberbo, solicitou esta reunião, com o objetivo de debatermos assuntos de interesse comum, como a operação da usina Hidrelétrica Foz de Chapecó, tendo em vista a falta de visibilidade das quedas do Salto do Yucumã nos últimos 30 dias, a parceria proposta por Derrubadas, para a instalação de câmeras que possibilitem a visibilidade do Salto em tempo real. Além disso, foi solicitado o apoio da Rota do Yucumã visando sensibilizar o Ministério de Segurança da Argentina para a operação da Balsa no Porto Soberbo aos domingos o que possibilitará maior fluxo de turistas entre os dois países e o consequente fortalecimento dos potencias turísticos existentes em ambas as regiões. Outro assunto tratado foi o andamento das articulações iniciadas em 2018, para a estruturação da Aduana do lado brasileiro no Porto Soberbo (Tiradentes do Sul/RS).
Também foi discutido a retomada das tratativas sobre a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi-Panambi, onde ressalta-se a preocupação sobre a falta de estudos atualizados sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais que serão gerados pela construção. Também foi levantada a intenção de promoção conjunta de Fóruns de discussão, para tratar principalmente estratégias de comercialização, desenvolvimento de produtos e eventos em natureza, entre outros. Certamente momentos como estes são muito importantes, pois além de fortalecer a integração internacional possibilitam estratégias e avanços de desenvolvimento, salienta a Secretária Angelita.