UTILIDADE PÚBLICA

Através de informação repassada pelo Gestor Rafael Diel Schenkel, comunicamos que o Parque Estadual do Turvo/Salto Yucumã, estará temporariamente fechado a visitação pública, a partir da presente data (17/03/2020), por medida cautelar de proteção contra o Covid-19, conforme enquadramento no disposto pelos Decretos Estaduais 55.115 de 12 de março de 2020 e 55.118 de 16 de março de 2020.

Conquiste e aprecie o infinito!

Além da beleza natural de todos os ambientes que compõem o Parque do Turvo, este se notabiliza por conter, no Rio Uruguai, em seus limites com a Argentina, o Salto do Yucumã.

Este Salto constitui-se em local de rara beleza cênica, onde o Uruguai descarrega todo o volume de suas águas em uma fenda longitudinal com aproximadamente 1800 metros de extensão, com quedas de 12 a 15 metros de altura.

O canal onde as águas se precipitam possui uma largura média de 30 metros e uma profundidade estimada em torno de 90 a 120 metros.

Visto da margem brasileira, mais baixa, o Salto apresenta-se como um degrau basáltico, coberto por uma cortina de águas brancas e ruidosas.

Para se observar a beleza do Salto do Yucumã, necessita-se chegar pelo lado brasileiro, mais precisamente pelo Município de Derrubadas.

O uso público do Salto está restrito, atualmente, a área do Salto. Esta área de visitação compreende um local de recepção, junto ao pórtico de entrada, uma estrada que atravessa o interior da floresta, ao longo de 14 Km, uma área de recreação com cerca de 2 hectares, formada por uma clareira no final da estrada, um caminho com cerca de 600 metros de extensão que leva ao Rio Uruguai e uma larga extensão rochosa, o lajedo, entre a beira da floresta e a margem do rio, ao longo do Salto do Yucumã. Para preparo de alimentação junto ao Parque, consulte situação através dos fones 55 3616 3058, 55 3616 3071 ou através do email: turismo@derrubadas-rs.com.br

O Salto do Yucumã é um verdadeiro paraíso ecológico que merece ser visitado e admirado por todos.

Devido a ser mais baixa a margem brasileira, a chegada ao local depende do nível do Rio Uruguai.

Confira o nível do rio e a visibiliade das quedas